Som da semana: Funke'n'stein - That's Funk!!

Sunday, September 26, 2010

Os Ais!!!

Dedicado àqueles e aquelas que passam a vida a queixar-se da vida... que há para aí muitos. Deixem-se de Ais! e façam mas é algo funky pela vida. Bem, mas há Ais! e Ais!... uns até são bem funky ;) ora oiçam lá.

Monday, September 20, 2010

O Funk, sempre em evolução

Roy Ayers, um músico do bom groove, tem sido ao longo dos anos uma fonte de inspiração. São raízes musicais onde muitas vezes bebi e matei a sede de Funk e do groove e carreguei baterias para continuar o caminho. Já fiz grandes travessias mas o destino final ainda está muito longe. Há que olhar em frente, porque para a frente é que é o caminho ao som da Evolução de Roy Ayers onde o amor e o respeito ao próximo são a essência de uma vida Funky, positiva. "Brothers and sisters" abraço carregado de boas energias do DrFunkenstein. Ah, e mantenham-se sintonizados! :)
(Funk) Will Bring Us Back Together, for ever...

Friday, September 17, 2010

Desencontros sem astro(lógica)...entre poetas

Cecília Meireles, poeta brasileira e escritora de livros infantis foi contemporânea do grande Fernando Pessoa, que dispensa apresentações... Um homem tão brilhante que por vezes vivia ofuscado com tanto brilho e nem sempre via o caminho à sua frente. Numa das viagens a Portugal, Cecília Meireles marcou um encontro com o poeta Fernando Pessoa no café "A Brasileira", em Lisboa.
Sentou-se ao meio-dia e esperou em vão até às duas horas da tarde. Decepcionada, voltou para o hotel, onde recebeu um livro autografado pelo autor lusitano. Junto com o exemplar, a explicação para o "furo": Fernando Pessoa tinha lido o seu horóspoco pela manhã e concluído que não era um bom dia para o encontro. Enfim...

O interessante deste sucedido é o facto de duas mentes tão vanguardistas e convergentes em muitos assuntos, encararem o destino de forma tão suigeneris...
Esta pode ser a verdadeira dicotomia do tempo: o presente do agora e o presente do futuro que só é feito na cabeça de cada um. Provavelmente este último com menos fatalismos...mas apenas para quem acredita. Ou o "não esperes que o tempo não volta para trás" ou o "quem espera sempre alcança". Faça-se à vossa vontade, senhores poetas.

Cecília Vs Fernando ()
Ela é resolvida, ele é ponderado; ela sente-se completa, ele completamente inacabado; ela só olha em frente, ele vai olhando para trás; ela comunga da vida, ele consome-se com a vida; ela é irónica, ele é sarcástico; ela é só uma, ele é apenas 5; ela vive e pensa para as crianças, ele acha que o melhor do mundo são as crianças; ela é uma pensadora, escritora e poeta fabulosa, ele...também. Ela do Simon & Garfunkel, ele dos Abba.





Monday, September 13, 2010

Tarde nostalgica... mas desinquietante

A nostalgia é por ventura um sentimento que lava a alma. A sensação de nostalgia também sabe bem quando acompanhada por uma melodia a condizer. A música e a sua mensagem quantas vezes nos fizeram e fazem reflectir nas coisas da vida.
Já não consigo passar sem o meu momento de solidão, de nostalgia, de paz regeneradora. A tranquilidade de um momento pode ser o antídoto perfeito para o desgaste do dia. Um dia que pode conter em si a violência que nos amola: a violência do trabalho, a violência dos horários, a violência dos deveres e obrigações, da intolerância, das acções...das palavras. A violência, essa maldita que  é o cancro da sociedade. Sejam cool, sejam funky.
Enfim...inquitações, quem as não tem.  Contradições, quem as não diz.  Indecisões, quem as não sente e muitos outros palavrões que existem e têm a sua razão de ser apenas com um propósito: a auto reflexão (que infelizmente é uma "disciplina" abandonada e marginalizada) para se ser sempre melhor do que ontem.
E como a vida é feita de momentos, quero partilhar três momentos que são celestiais melodias melancólicas com a assinatura do grande JP Simões e em bom português!







E "façam o favor de ser funklizes!!"

Friday, September 10, 2010

Apanha um Arco-Íris e dá cor à vida

Do país do Sol Nascente chega um ideia bastante interessante, no que diz respeito à cultura da imagem e da interacção com o livro. É nada mais nada menos que um “livro arco-iris”.
Trata-se de um “flipbook” ou seja, uma daquelas publicações que  trazem uma animação que é “reproduzida” quando se passam as páginas.
A ideia foi criada pelo japonês Masashi Kawamura e usa a mecânica do livro para projetar no ar um bonito arco-íris. Uma ideia simples e original!
Desde que foi publicado, já apareceu na TV japonesa, em jornais, blogs e por aí fora... Além disso já ganhou vários prémios internacionais.
Uma ideia muito FUNKY!!!